segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Actividade de sala de aula- os problemas do conhecimento

Liçoes 53 e 54, 6-01-2010


O que é o conhecimento ?

A disciplina filosofica que responde a esta questao, pode ser designada por epistemologia, gnosiologia ou teoria do conhecimento.

Como podemos designar o conhecimento ?

Podemos designar o conhecimento como o que se conhece ou o proprio acto de conhecer.
O conhecimento envolve uma relaçao sujeito/objecto.
Cada uma das partes tem uma funçao especifica e irreversivel:
- o sujeito apreende o objecto, criando na sua consciencia uma imagem do mesmo;
-ao objecto, a funçao de ser apreendido pelo sujeito.

A definiçao padrao do conhecimento, diz que é uma crença verdadeira e justificada.

Actividade 1-P.156

1.Em que consiste a teoria classica do conhecimento ?
R:A teoria classica do conhecimento consiste numa crença fundamentada que tem que ser verdadeira.

2.Pedro acredita que, se o Pai Natal estiver satisfeito com a forma como se portou durante o ano, o seu sapatinho no dia de natal terá muitos presentes. Ao acordar de manha do dia de Natal, verifica com agrado que o sapatinho tem muitos presentes. Suponhamos agora que no dia de Natal Pedro recebe de facto muitos presentes. Significa isso que a sua crença constituia um conhecimento ?
R:É apenas uma crença que nao é verdadeira nem fundamentada, pois o pai Natal nao existe.

3.R: a)crença verdadeira e fundamentada
b)crença que pode ou nao ser verdade, que nao tem qualquer especie de fundamento.
c)os unicornios provavelmente nao existem, mas esta é uma crença verdadeira e fundamentada.
d)nao é uma crença com alguma especie de fundamento.

4. R: a)a posteriori
b)a priori
c)a priori
d)a posteriori

5. a) o conhecimento é uma crença verdadeira acompanhada da razao.
b)podemos gerar nos outros uma convicçao verdadeira sem fundamento.
c)a definiçao tripartida do conhecimento ( o conhecimento é uma crença verdadeira e fundamentada).

Sem comentários:

Calendário